quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Pesquisa eleitoral falsa. Falsa pesquisa eleitoral

disponivel na AMAZON.COM livros de autoria de prof Msc Roberto da Silva Rocha Roberto da Silva Rocha, professor universitário e cientista político Falsa pesquisa, ou, pesquisa falsa? Uma informação com diagnóstico falso é um perigo para o próprio beneficiado. É como um falso diagnóstico de defeito ou falha mecânica no carro, ou como um diagnóstico errado médico. Conduz ao tratamento equivocado. Em estatística existe o teste de hipóteses, onde se verifica a hipótese zero se pode ser rejeitada para erros tipo 2 ou 1. Falso-verdadeiro quando o teste é falso mas se passa por certo; e falso-erro, quando é verdade mas é tido como errado. Serve para nada. Inútil. Em meu TCC de Ciência Política no capítulo dedicado às pesquisas eu demonstrei que o quartel general de marketing político tem suas próprias pesquisas eleitorais quantitativas e qualitativas. Uma pesquisa errada não engana ninguém. O eleitor ou militante pode captar o resultado das pesquisas de dois ou três modos: a) meu candidato está mal. Vamos aumentar os esforços. Mas, se a pesquisa esconde o sucesso aumenta mais a probabilidade de sucesso. b) Meu candidato está mal. Vamos escolher um outro candidato com as mesmas afinidades politicas, ou, vamos para a abstenção. c) Meu candidato vai muito bem. vamos relaxar. d) Meu candidato vai bem. Vamos fazer demonstração de força r arrastar os indecisos conosco. Como se vê, existe perigo no tipo de informação que é publicada, em qualquer dos sentidos. O que eu acho estranho nas pesquisas é que existe um número razoável de profissionais em estatística, matemática, engenharia, fisica e não li nada sobre os erros de pesquisas de opinião. Estou me referindo ao critério da margem de erro. Por economia ou preguiça, todos estão trabalhando no limite mínimo de confiabilidade da curva de distribuição das probabilidades, conhecida como curva do sino ou de Gauss. 95% é o limite de margem inferior de acerto, aquele que o Bonner chama erroneamente de 95% de margem de erro.

Nenhum comentário: